domingo, 14 de março de 2010

De Dem até ao Trilho da Pedra Alçada - Serra de Arga









Foram 20,7 km em 6 horas e vinte minutos de caminhada debaixo dum tempo e dum sol que nos fez  lembrar a Primavera.
Os caminheiros: Becas, Paco, Henrique, Antero, Cidália, Vilares, Jorge, Xico, André, Orlanda e Zé.
Na bonita freguesia de Dem deixamos os carros. Eram 9:30 quando começamos a "atacar" a serra, tentando subir o vale da Sabrosa até a Freguesia de Arga de S. João. Aqui esperava e "desesperava" a Orlanda que esperou 1 hora pela nossa subida, pois acabamos de fazer um percurso na subida não pelo caminho que tinhamos inicialmente previsto (conseguimos fazer na descida), mas por outro mais longo (+ 2,5 km) que nos demorou mais tempo. Em Arga de S. João iniciamos o fantástico Trilho da Pedra Alçada, com uma longa, longa subida por um trilho de lage antiquíssimo.
Paisagem soberba, pedras monumentais de formas mágicas, os garranos, uma vista para a Galiza, o Monte de Stª Tecla, o rio Minho, Vila Praia de Âncora, as aldeias para sul e poente, a Serra de Stª Luzia onde 3 semanas antes tinhamos estado, o mar imenso, a serra, o vale da Ribeira da Arga. Chegamos aos 734 metros de altitude na Pedra Alçada, local em que está instalado uma antena de telecomunicações, e um posto de vigilância. Estavamos no céu!
Iniciada a descida para o vale da Ribeira da Arga, que percorremos acompanhando as suas águas, chegamos ao antiquíssimo Mosteiro de S. João de Arga (mais de 1000 anos de história...), onde paramos para merendar. Local fantástico com vista para um vale imenso para Norte que depois percorremos até apanharmos o estradão que nos levou a S. João de Arga
Chegados aqui, iniciamos a descida para Dem.
Depois uma francesinha na Póvoa.
O percurso e francesinha...a não perder.
Boas Solas!

album de fotos

1 comentário:

Unknown disse...

Só pela tua descrição da caminhada, ficamos cheios de inveja, já para não falar da "Francesinha"!
Boas Caminhadas,
Zé - Valpaços